Filmes sobre amizade para celebrar o Dia do Amigo

14:53

Hoje, dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo. Para lembrar essa data, trago uma lista de filmes cujo o tema é amizade. E não são apenas filmes com amizades perfeitas, pois na vida real nem sempre é assim.
Muitas vezes nos enganamos com as pessoas, pensamos que elas estão nos fazendo um bem enorme, mas no fim descobrimos que elas estão acabando com a nossa vida. É o que mostra o filme Aos Treze (2002), que conta a história de Tracy, uma menina toda certinha, estudiosa, boa filha, mas que ao começar uma amizade com Ivie se torna uma adolescente problemática, usando drogas, explorando o sexualismo e desafiando a família. Más influencias? Pode-se dizer que sim, mas se você tem cérebro e sabe usar não vai cair na lábia de qualquer um, né? No final do filme, quando as sacanagens feitas pelas garotas são descobertas pelos familiares, Ivie (a "mal caminho") tira o corpo fora e coloca tudo nas costas de Tracy (a "vítima ingênua"). Isso que é amiga, hein! Não.


Mas se aos treze você começa a conhecer gente que te coloca em mals lençóis, volte aos doze e tenha amizades puras, sem malícia e verdadeiras, como os quatro amigos de Conta Comigo (1986). Baseado no conto "O Corpo", de Stephen King, o filme mostra a longa caminhada de Gordie, Chris, Teddy e Vernie em busca do corpo de um adolescente desaparecido na mata. E como sempre em toda roda de amigos, ali você encontra: o gordinho atrapalhado, o revoltado, o "meio louco" e o "não fede e nem cheira". Um ótimo filme, com ótimos atores e uma ótima história. Clássico da Sessão da Tarde, quem não conhece esse filme não é desse planeta! 



Como podemos ver, as amizades mais sinceras são aquelas conquistadas com o tempo, ou que nascem da inocência. Infelizmente há pessoas que se aproximam umas das outras por interesse, mas, não há dinheiro que possa comprar uma amizade verdadeira. É o que podemos ver no filme Namorada de Aluguel (1987), que apesar de em inglês o filme se chamar Can't buy my love (nome da música tema interpretada pelos Beatles), que ao pé da letra nos sugere que não há dinheiro que compre o amor, este filme passa a mensagem que o dinheiro não pode comprar nem o amor, e nem amizade. Isso porque Ronald, um jovem estudioso e normalzinho tem como umas das ambições de vida ser popular, e ter amigos populares, já que seus amigos são excluídos do mundo e se reúnem apenas para estudar e jogar cartas. Então ele tem a idéia de "alugar" a companhia da garota mais popular do colégio para pode se aproximar de populares e ser um deles, mas ao final seu plano é descoberto e ele fica com cara de babaca, e só assim ele entende que amigos não se compram, se conquistam. 



Caso você seja uma pessoa excluída da sociedade também, que tal criar um amigo imaginário? Foi o que  Grace fez no filme Day-o, um amigo de infância (1992). Na realidade, Grace cria o amiguinho invisível logo na infância, quando é deixada de lado pois há um novo bebê para a família babar em cima. Mas quando adulta, Grace começa a ter problemas, e seu amigo reaparece para ajudar. 



Além destes, existem ainda os filmes de cães fieis e outros animais que muitas vezes passam a ser amigos mais verdadeiros que os humanos e mais tantos outros filmes que retratam a amizade. Mas estes 4 filmes são exemplos de amigos que você já teve ou ainda pode ter:
  • Amizade estilo Samara - aquela que te leva pro fundo do poço;
  • Amizade estilo Bêbado - Sempre verdadeira
  • Amizade estilo Prostituta - te dá prazer em troca de dinheiro
  • Amizade estilo Mundo Perfeito - aquela que só existe na sua imaginação.
Thats all folks - Feliz dia do Amigo para que tem!

Você também poderá gostar de:

5 comentários

  1. Hahaha adorei as dicas! Vou procurar pra alugar.

    rosaschiclete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de filme!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Gosto pra caramba do último filme. Um que eu achei muito legal também é aquela "4 amigas e um jeans viajante" é muito legal, acho que todo mundo devia assistir com seus amigos na sala comendo pipoca e bagunçando no meio do filme heheh.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. não conhecia esses filmes, me interessei pelo primeiro...
    não sei se tenho essas amizades que vc citou haha'
    bjs e feliz dia do amigo atrasado

    http://crazyggirls.tk/

    ResponderExcluir
  5. passei a infância vendo esses filmes na sessão da tarde. só não vi "aos treze", mas vou procurar ver.

    ResponderExcluir

Deixe sua teoria sobre o assunto!