Filmes esquecidos | Quase igual aos outros

23:28

Na época do nosso falecido Orkut, havia uma comunidade chamada "Filmes que ninguém lembra". Lá, as pessoas abriam tópicos e comentavam cenas de filmes, com a intenção de que alguém pudesse lembrar o título. Eram filmes que não fizeram grande sucesso, mas por algum motivo marcaram época para alguém. Agora é minha vez de relembrar alguns filmes que marcaram época pra mim. Muitos são bem conhecidos, outros nem tanto. Vou comentando aqui, e caso você lembre de algum deles, que tal compartilharmos o sentimento de nostalgia juntos?
O filme escolhido para começar, é:
Quase igual aos outros
Quase Igual aos Outros (Just One of the Guys) é um filme lançado em 1985 que reprisou várias vezes na Sessão da Tarde (Rede Globo), durante a década de 90 e começo dos anos 2000. Ele tinha uma temática até que meio "feminista", digamos assim, e já já você saberá o porque. 

Pra quem não lembra, o filme conta a história de Terry, uma garota linda e inteligente que namora um daqueles atletas super populares da Faculdade. Terry sonha ser uma jornalista de sucesso, e eis que surge uma oportunidade na escola. Haverá um concurso onde dois alunos que escreverem os melhores artigos, preencherão vagas como estagiários em um jornal local durante o período de férias de verão. Terry, inteligente como é, está confiante que será uma das escolhidas, mas quando o resultado sai, ela fica #chateada. Ela vai em busca de respostas, e enquanto espera pelo professor, ouve alguns elogios, mas não sobre sua escrita, e sim sobre seu corpo. Logo após isto, para completar, seu professor lhe diz que ela deveria se tornar uma modelo, e não uma jornalista, e é então que Terry tem uma ideia para provar que mulheres e homens merecem igualdade: ela resolve se matricular em uma outra escola, porém fingindo ser um menino. Terry corta o cabelo, pega umas roupas do irmão emprestadas e assim começa a saga para provar que seu artigo merece ganhar.

Aliás, falando no irmão de Terry, ele será um grande aliado dando várias dicas de como parecer o mais masculina possível para enganar a todos. O irmão de Terry é um adolescente de bem com a vida, super engraçado, mas triste por não ter uma namorada ou mesmo alguém pra dar uns "amassos".


Dentre as dicas que o irmão dá, uma delas é colocar meias dentro das calças, para fazer volume aonde falta, se é que me entendem. Em seguida, pra completar, ele ensina como coçar o "volume", e acaba sendo bem engraçado.
Já matriculada na nova escola, Terry passa por vários desafios tentando fingir ser um menino, como por exemplo, quando o professor de educação física pede que ela faça parte do time que joga sem camisa, ou também nas vezes em que teve que aturar os valentões da escola.
No decorrer da história, ela briga com o namorado tentando esconder tudo isso dele, e acaba se apaixonando por um colega de escola que tem gostos muito parecidos com o dela. Pra completar, uma garota também acaba se apaixonando por ela, afinal, agora ela é um belo rapaz.


Eu sempre fui fã de filmes dos anos 80, pois além de ser uma época em que tudo parecia ser mais "divertido", sempre gostei das roupas e do cabelo da época. Assisti a este filme pela primeira vez muito nova, por isso tenho boas lembranças quando penso nele (infância, não precisar trabalhar, brincar e assistir tv o dia todo, etc). Este filme também foi um dos primeiros exemplos de como descobri que meninas as vezes preferem ser meninos, se é que me entendem. Não é bem essa a mensagem do filme, mas na cabeça de uma criança é mais ou menos isso que pode parecer. O fato de algumas meninas paquerarem Terry, e eu sabendo que ela também era uma menina, acabou se tornando algo novo e criando expectativas sobre o que iria acontecer a seguir.


Neste filme também poderemos perceber uma forte apelação sexual por parte do irmão de Terry, pois o personagem retrata bem o típico adolescente que tem como objetivo perder a virgindade o mais rápido possível. Por esse motivo, poderemos observar vários pôsters de mulheres nuas na parede do quarto do rapaz (como mostra a imagem a seguir), assim como revistas espalhadas por todo lugar, e isso era algo mostrado normalmente nas tardes da TV Globo nos anos 90, o que nos mostra como os tempos mudaram. Apesar disso, o filme nos revela também uma temática mais séria, que é a luta da mulher por um espaço na sociedade, misturado a uma pitada de humor. 


Pra quem não assistiu a esse clássico da Sessão da Tarde e quer saber o que acontece no final, agora ele está disponível no Netflix, mas como eu sempre digo, corre, porque a qualquer momento ele pode ser deletado de lá.
Caso você esteja lendo esse post e o filme não esteja mais no Netflix, você pode procurar o título para download, é bem provável que ainda consiga encontrar (eu mesma já fiz isso antes de assinar ao Netflix).
E se você já assistiu a este filme (seja no Netflix, download ou Sessão da Tarde), me conta aí o que você achou, e se ele marcou alguma época pra você! That's all folks!

Palavras-chave:
[Menina se veste de menino]
[Garota finge ser menino]

Você também poderá gostar de:

6 comentários

  1. Confesso que nao me recordo desse filme realmente como você citou esquecido, mas gostei bastante da sua abordagem do post.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa, vou procurar aqui agora para baixar pra mim assistir ele.
    Amei o post. Adorei seu blog
    Beijinhos

    Pequenamineirinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que demais! Não sabia que tinha essa comu no Orkut não hahahaha deu saudade! Lembro que as que eu participava eram todas irônicas e engraçadas, mas só isso mesmo! Continue com a tag, quem sabe aparece um filme que eu conheço ~meio dificil mas tá ok~ <3

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como esquecer essa história ??? Acho que é da mesma época que "Curtindo a vida adoidado" Eu sempre vou na netflix quando estou de folga e procuro filmes antigos pra assistir, adoro ver a mudança no comportamento das pessoas ao longo dos anos, sem contar nas roupas que são muito descoladas. Ainda bem que volta e meia estamos incorporando peças antigas ao nosso vestuário. Nesse filme por exemplo eu fico babando pelos cabelos das meninas e os óculos que os boys usam. Me identifiquei com a sua 'bio' principalmente pelos seus gostos e sua vontade de viver nos anos 80 <3 Beijo

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lembro bem desse filme. Tem una versão "masculina" (Just One Of the Girls), mas com una pegada bem diferente. Pretendo passar aqui mais vezes. Quando puder passe em casa também: www.opoderosochofer.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Nooossa... Tava procurando o nome desse filme. Assisti bastante durante minha infância e acho ótimo.

    Obrigada :)

    ResponderExcluir

Deixe sua teoria sobre o assunto!