Como tomar gosto pela leitura?

21:53

Muitas pessoas gostariam de entrar no mundo da leitura mas não sabem por onde começar, assim como eu também não soube um dia. Há algum tempo, eu me sentia isolada dos meus amigos quando o assunto era livros. Muitas pessoas que eu conheço se dizem apaixonados por leitura, daquelas que compartilham frases nas redes sociais do tipo "neste natal já me encontro disponível para receber livros de presente". Já eu, super diferentona, sempre achei livros umas coisa super chata, típica de pseudo intelectuais que se dizem "devoradores de páginas", apenas para mostrar para a sociedade o quão cultas são.


Não entendendo essa obsessão toda pelo mundo dos livros, peguei alguns emprestados com amigos para tentar despertar em mim o hábito da leitura, mas continuava achando aquilo super chato. Lembro de ter tentado ler "Dexter, a Mão Esquerda de Deus", que foi o livro que deu origem a uma das minhas séries preferidas (se não a favorita), e pensei que não teria erro, que aquele livro eu iria "devorar", como dizem meus amigos leitores. Porém, não foi daquela vez que entrei pro hall da leitura, não cheguei a ler nem vinte páginas.
Muito tempo se passou, e eu já havia desistido de tentar gostar de ler, até que comecei a frequentar bancas de revistas que continham alguns livros e revistas interessantes aos meus olhos. Depois de mais um tempo, inaugurou aqui na cidade vizinha uma Livraria Catarinense, do grupo Livrarias Curitiba. Eram tantos livros, e de tantos temas, que não pude sair de lá com as mãos vazias. Foi então que me dei conta que livros não se resumem apenas a contos e historias fictícias. Além de livros de variados assuntos, também vi a possibilidade de começar a ler Mangás, que seria uma espécie de "Animes impressos" (pra quem não sabe, são histórias em quadrinhos da cultura japonesa).

Mangás YuYu Hakusho <3

Logo depois, um amigo me presenteou com um livro sobre Serial Killers, que é um assunto que gosto bastante, e inclusive, eu até já havia comprado um outro livro sobre esse tema, porém não tão bom quanto este que ganhei. Aliás, foi através deste presente que conheci a editora DarkSide Books, que é repleta de livros fascinantes, que além de publicar livros bem "diferentões", o design dos livros é maravilhoso. É o tipo de livro que se vende pela beleza da capa, mas quando você começa a ler se dá conta que o conteúdo é tão bom quanto.

O livro da esquerda é o presente que ganhei, livro da editora DarkSide Books. O da direita, comprei em uma banca de revistas. Ambos sobre Serial Killers.

Detalhes do livro "Confissões do Crematório", da editora DarkSide Books. 

E assim, depois que você descobre o fascínio por livrarias, com um leque de opções, não tem como passar na frente de uma e não entrar, e quando entra, não tem como sair sem comprar pelo menos um livro de bolso. Aquela vontade que você tinha de gastar todo seu dinheiro com "brusinhas" vai acabando, porque agora o foco são também os livros.
A sensação boa de pegar um livro nas mãos e sentir seu cheirinho de novo vai tomando conta de você, e você quer sentir isso sempre. O pior de tudo é quando você nem terminou de ler um, mas já está comprando outro, e de olho em mais uns cinco. E assim você acaba descobrindo que gosta de ler, que gosta de livros. E se você ainda não despertou esse hábito em você, o segredo é só descobrir qual tipo te agrada mais. Além de ocupar a memória, você adquire conhecimento em várias áreas e conhece melhor a ortografia de várias palavras. Nunca imaginei que diria isso um dia, pois como comentei no início, sempre achei livros algo chato demais, mas hoje posso dizer que comprar livros é bom demais!

Dicas para encontrar livros com a sua cara:
  • Gosta de assuntos relacionado a comportamento humano, personalidade, ou quem sabe assim como eu, você goste de ler sobre Serial Killers? Visite a seção de Psicologia;
  • Gosta de assuntos místicos, astrologia ou religiões? Visite a seção de esoterismo e espiritualidade;
  • Gostaria de iniciar uma leitura sobre alguém que você admira, por exemplo, um artista, uma banda, um político, ou simplesmente alguém conhecido? Visite a seção de Biografias;
  • Além destes temas, há mais uma infinidade que você poderá gostar, tais como, Literatura Brasileira/Estrangeira, Contos, História, Política, Culinária, Viagens e Turismo, Artes, etc.
Um dos últimos que comprei, sobre a história do carro Gol (tenho amor infinito por Gol quadrado).

Agora é só correr pra livraria mais próxima e #partiu leitura.

<3
That's All Folks

Você também poderá gostar de:

2 comentários

  1. primeiramente... DEXTER! AAAAAAA <3 tentei o 1o livro e não gostei, porém amo o seriado! quando eu era criança meus pais compravam gibis e eu amava ler todos, aí antes dos 10 anos já lia harry potter e fui crescendo e sempre lendo muito. num consigo ficar sem livros <3 a darkside sempre tem edições maravilhosas!
    =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também lia alguns gibis quando criança, inclusive comprava muitos em locadoras de vídeo, depois fui parando hehe. ;)
      Volte sempre, e obrigada pela visita e comentário!

      Excluir

Deixe sua teoria sobre o assunto!